Audi Q5   Instruções de condução   Condução em todo-o-terreno  Condução em maus pisos e em todo-o-terreno
Em pisos adversos e em todo-o-terrno aplica-se a regra: conduza com prudência e devagar!
Na condução fora-de-estrada deverá respeitar as seguintes recomendações:
Circule apenas por caminhos e passagens fora-de-estrada que correspondam à concepção do seu veículo e às suas aptidões como condutor. Não arrisque nunca!
Conduza devagar e com especial prudência.
Controle sempre a altura ao solo do seu veículo!
Active em caso de necessidade o modo offroad do ESP Link.
Utilize nas descidas mais pronunciadas o sistema de assistência nas descidas Link.
Pisos sem consistência e todo-o-terreno
Quando circular por caminhos e terrenos que não conhece, circule devagar, prestando atenção à eventualidade de surgirem obstáculos inesperados (p. ex. buracos, pedregulhos, cepos de árvores, etc.).
Para evitar que o veículo bata no chão, evitando assim danos na parte inferior do chassis, deverá atacar as irregularidades, não de frente, mas com as rodas de um dos lados do veículo.
Atravesse um troço arenoso ou lamacento de uma forma vigorosa e, se possível, sem parar.
Travessias a vau
Se o piso tiver a necessária consistência, o seu veículo pode atravessar águas paradas. A capacidade de vau máxima é de 500 mm.
Antes de iniciar a travessia, deverá, por isso, determinar a profundidade do lençol de água.
Atravesse a zona alagada a passo, sem parar e sem desligar o motor.
Se atravessar o curso de água a uma velocidade mais alta, forma-se uma onda de proa à frente do veículo. Esta onda pode chegar à abertura de entrada de ar do motor e danificar gravemente o motor.
Evite atravessar zonas com água salina (corrosão).
Condução em pendores
Se alguma vez não conseguir vencer uma subida, não tente inverter a marcha e opte antes por descer em marcha-atrás. De contrário correrá o risco de capotar.
Se numa condução oblíqua em pendor o veículo tender a capotar, deverá virar de imediato a direcção no sentido da inclinação do pendor.
Não estacionar o veículo em subidas ou descidas muito acentuadas.
Para minimizar o risco de capotamento, enfrentar um trajecto inclinado de preferência no sentido da inclinação do pendor (linha de inclinação) e não obliquamente.
Condução em zonas de neve
Os pneus de série do seu veículo não são pneus de Inverno. Por isso, em condições de circulação invernosas deverá montar atempadamente pneus de Inverno. Antes de enfrentar um piso coberto de neve espessa, montar correntes para a neve. As correntes para a neve só podem ser utilizadas, por razões técnicas, nas rodas traseiras - não montá-las nunca nas rodas dianteiras.
ATENÇÃO!
Depois de atravessar uma zona alagada ou enlameada, o efeito dos travões poderá ser retardado devido à presença de humidade nos discos e nas pastilhas dos travões. Para recuperar a acção de travagem total, é necessário accionar os travões com cuidado, a fim de os secar.